Cobrador é morto em tentativa de assalto em São José
Por: Sandro Silva (Assessoria de Imprensa Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba)
Publicação: 17/02/2018
O transporte coletivo de São José dos Campos(SP) está de luto. Na noite de ontem (16/02) o cobrador Sidney de Paulo Bonfim, da empresa Saens Peña, de 50 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto na linha 303 (Jd Colonial – Rodoviária) no Jardim Imperial. Segundo informações da Polícia Militar, três homens armados entraram no ônibus e anunciaram o assalto, e a seguir o companheiro Sidney foi baleado. Os assaltantes conseguiram fugir e até o momento ninguém foi preso. Moradores da região acionaram o Samu, mas infelizmente o cobrador não resistiu e veio a falecer no local.
Em protesto contra a falta de segurança e ainda tomados pela dor e tristeza pela perda deste valoroso trabalhador, os companheiros(as) do transporte coletivo de São José, juntamente com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, decidiram em assembleia pela paralisação de todas as linhas urbanas da cidade a partir das onze da manhã até o final da tarde deste sábado. Na rodoviária velha a diretoria realizou um protesto denunciando o descaso das empresas e da prefeitura com a vida dos companheiros(as). Ontem, algumas horas antes do crime, houve uma reunião entre a Saens Peña, CS Brasil e Expresso Maringá com a PM para discutir um plano contra a criminalidade que atinge as linhas de ônibus. A diretoria do Sindicato apurou que, só em fevereiro deste ano, foram 15 assaltos. Era uma tragédia já anunciada, mas as autoridades nada fizeram até que uma vida se perdeu. É realmente de se revoltar.
O corpo de Sidney de Paula está sendo velado no Velório Municipal de Santana e o sepultamento será às 16h30 no Cemitério Municipal Maria Peregrina, também no bairro Santana. Muitos companheiros(as) e amigos compareceram ao velório uniformizados.
O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, em nome de toda a Diretoria, funcionários e prestadores de serviço, presta as condolências à família e amigos deste valoroso trabalhador. Neste momento nosso sentimento é de dor e revolta. Até quando os cidadãos de bem, os trabalhadores(as) serão as vítimas da falta de segurança? Onde está o retorno dos caros impostos que todos pagamos? Até quando a impunidade e o desleixo com a população que não tem carro blindado nem segurança particular? Fica o recado para as autoridades de São José. O Sindicato, agora mais do que nunca, vai cobrar atitudes das empresas de ônibus. Quando da paralisação na Pássaro Marron, muitos diziam que era um protesto irregular e prejudicial à população, agora, quando um companheiro é morto justamente pelo motivo da falta de segurança, só quem sofre é a família e amigos. Mas o Sindicato vai continuar sempre lutando pelos trabalhadores(as) do transporte de nossa região! Estamos de luto!